Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro

Em 18 de Fevereiro de 1979, em Vila Real, cerca de 1200 compartes, representantes de mais de 320 Comissões de Aldeias e Conselhos Diretivos de Baldios do Norte e Centro do País realizaram a 1º Conferência dos Baldios.

Na proclamação aí aprovada pretendeu-se, além da organização e estruturação deste vasto e diversificado movimento, responder ao aproveitamento dos recursos e potencialidades dos Baldios nas suas várias vertentes, reforçar a posse e a administração direta dos Baldios pelos Povos, desenvolver e apoiar a exploração agrícola familiar.

Desta iniciativa saiu um Conselho da Conferência dos Baldios, um organismo nacional, vindo mais tarde em Outubro de 1989, a ser constituído por escritura pública no Cartório Notarial de Vila Pouca de Aguiar, o Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro – SBTMAD.

O que pretendemos

Que os baldios sejam submetidos a uma gestão e exploração sustentada, racional, equilibrada e perpétua dos seus recursos potenciais, contribuindo para o desenvolvimento rural.

Aproveitamentos dos Baldios:

  • Madeira
  • Resina
  • Silvo-pastorícia
  • Apicultura
  • Cogumelos
  • Aromáticas
  • Turismo – Parques de Lazer
  • Novas energias
  • Caça e Pesca

Órgãos Sociais

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Armandina Bernardete Além Costa Fernandes

Vice-Presidente: Davide Martins

1º Secretário: Manuel Agostinho Borges Machado

Direção

Presidente
José Miguel Afonso Fernandes
(Efetivo)

José Fernandes, Agricultor e pastor, ligado ao movimento associativo e camponês desde sempre. Oito anos presidente do Conselho diretivo dos Baldios da Comunidade de Covas do Barroso, faz parte da Direção da Associação de Pastores Trasmontanas APT, do Secretariado dos Baldios de Trás os Montes e Alto Douro SBTMAD e da Confederação Nacional da Agricultura CNA. É atualmente o Presidente da Federação Nacional dos Baldios BALADI

Contacto: sec.baldios@gmail.com

Vice-Presidente
Daniel Amorim Serralheiro
(Efetivo)

Daniel Serralheiro, Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território; Eng.º Florestal e Técnico credenciado em Fogo Controlado.

Tem desenvolvido trabalho associativo e técnico desde 2014 exclusivamente em áreas comunitárias em Portugal, responsável pela elaboração de vários projetos aos vários quadros comunitários. Atualmente é Diretor e na Federação Nacional dos Baldios BALADI, na Confederação Nacional dos Agricultores (CNA) e Vice Presidente no Secretariado dos Baldios de Tras os Montes e Alto Douro SBTMAD.

Contacto: sec.baldios@gmail.com

1º Vogal
Brigite de Fátima de Além Costa
(Efetivo)

Brigite Costa, Licenciada em Educação Básica, Mestre em Ensino: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Filha e neta de agricultores, gosta imenso de viver no campo e o mais próximo possível da natureza. Trabalhadora independente. Atualmente é presidente da Comunidade Local dos Baldios da Samardã e integra a Direção do Secretariado dos Baldios de Trás os Montes e Alto Douro. Frequentou diversas formações relacionadas com a agricultura.

2º Vogal
José Manuel Correia dos Santos Ferreira de Castro
(Efetivo)

José Castro é Engenheiro Florestal e Arquiteto Paisagista, Mestre em Ordenamento Rural e Doutor em Ciências, especialista nas áreas da ecologia da paisagem e o planeamento integrado do território. Desde 1988, é professor das disciplinas de Planeamento Integrado e Ecologia da Paisagem no Instituto Politécnico de Bragança. Entre os anos de 2018 e 2020, José Castro assumiu a posição de gestor do projeto REFLOR CV em Cabo Verde, uma iniciativa financiada pela União Europeia e desenvolvida pela FAO, Agência das Nações Unidades para a Alimentação e Agricultura. O foco da sua investigação centra-se na ecologia da paisagem transmontana, com especial ênfase na atividade pastoril relacionada aos percursos de pastoreio de pequenos ruminantes. José Castro é ainda é membro da Assembleia Municipal de Bragança.

3º Vogal
Licínio do Rio Costa
(Efetivo)

Professor do E. B. aposentado, exerceu funções na Coordenação da Área Educativa de Vila Real durante parte da sua carreira como Responsável Distrital da Educação Pré Escolar, 1º Ciclo do E. B. e Ensino Básico Mediatizado. Pós Graduado em Novas Tecnologias no Ensino pela Universidade do Minho e Mestre em Ciências da Educação Pela Universidade Portucalense. Foi Bolseiro Erasmus na Universidade de Santiago de Compostela. Lecionou dois anos na UTAD na Formação Inicial de Professores. Foi Formador de Professores nas áreas das Ciências da Educação e das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação.

Foi Deputado Municipal durante três mandatos durante os quais fez parte da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Desde sempre dedicado ao movimento associativo foi o primeiro Presidente do Conselho Diretivo de Baldios de Tourencinho iniciado em 1977 e durante vários mandatos.

Atualmente  faz parte dos Órgãos Sociais de diversas Associações de carácter Social, Cultural e Recreativo: Centro Social Nossa Senhora do Extremo;  ACTRX - Associação Cultural e Recreativa Tourencius dos Xudreiros; Associação de Caça e Pesca Vale de Aguiar; AHBVVPA – Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar; Associação de Criadores de Gado Bons e Valentes; APT- Associação de Pastores e Produtores do Norte; AGBATA – Associação do Agrupamento de Baldios Terras de Aguiar e SBTMAD – Secretariado de Baldios de Trás-os-Montres e Alto Douro.

É sócio da ACM – Associação de Criadores do Maronês, da Cooperativa Agrícola de Vila Real e da Aguiarfloresta, entre outras.

Para além de viticultor é criador de Raça Maronesa sendo fundador e Grão Mestre da Confraria das Serranas – Associação para a divulgação da Raça Maronesa.

4º Vogal
José Álvaro Pinheiro Marinho
(Efetivo)

José Álvaro Pinheiro Marinho, 67 anos aposentado, casado e pai de dois filhos, uma com 31 anos Enga Agronómica e um com 27 anos licenciado em Comunicação e Multimédia.

Habilitações literárias: Curso Geral de Administração e Comércio noturno.

Durante a vida profissional teve várias áreas de formação.

Trabalhou na Direção Geral das Florestas e no Fundo Fomento Florestal de 1972 até 1988 na produção de Plantas em estufa no sistema paperpot e no acompanhamento de projectos públicos e privados.

Trabalhou na Emporsil-Empresa Portuguesa de Silvicultura Lda de 1988 até ao ano 2000, no serviço de exploração de matas e no fornecimento de madeira.

Trabalhou na Soporcel (hoje Navigator) desde 2000 até 2018, tanto no fornecimento de madeira para a fábrica como no arrendamento de terrenos.

Presidente da Assembleia de freguesia de Aboadela desde 2009 a 2013.

Vice-presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Aboadela de 2013 a 2015.

Presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Aboadela desde 2015 até ao atual mandato 3023/2027.

5º Vogal
Eduardo Costa Aguiar
(Efetivo)

Eduardo Costa Aguiar, 66 anos, Casado, 3 filhos e 6 netos, 4ª classe de escolaridade . Empreiteiro da construção civil desde 1983 a 2021, continua a trabalhar na construção civil, fez algumas formações profissionais no seu percurso relacionadas com a minha profissão. Dois mandatos de Presidente de Junta de Freguesia de Campanhó desde 1986 a 1993. Presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Campanhó de 2011 até Março de 2019, voltando a ser eleito em Julho de 2021 mandato em curso. Antes de ser eleito Presidente do Conselho Diretivo, fez um mandato de Presidente da Assembleia de Compartes. Ao longo do percurso como Presidente dos Baldios de Campanhó tem desenvolvido um elevado número de projetos, trabalho notável, que mereceu a visita do Ministro do Ambiente no ano de 2023.

6º Vogal
João David Condado Pires
(Suplente)

7º Vogal
Cláudia Sofia Paulo Chaves
(Suplente)

Conselho Fiscal

Presidente – José Luís Monteiro Claro

Vice-Presidente – António Cascais

1º Vogal – Rafael Santos